Curiosidades sobre a lâmpada de LED
Você sabe o que é uma lâmpada de LED? Já parou para pensar qual é o real impacto em nossas vidas?
Leia o que o nosso Engenheiro Flávio Paulino tem a dizer sobre o assunto.
1 – O que é o LED
LED é um acrônimo que vem do inglês e que em português significa Diodo Emissor de Luz. Basicamente é um componente eletrônico que contém um chip semicondutor interno com dimensões bem reduzidas e esse chip pode de emitir luz visível a partir da passagem de corrente elétrica. O LED é um componente bipolar, ou seja, possui dois terminais (positivo e negativo) e a polarização deste LED define a passagem de corrente elétrica. A transformação de energia elétrica em luz visível é bem diferente das lâmpadas convencionais que utilizam um filamento metálico. Nas lâmpadas de filamento, a corrente percorre o filamento e o mesmo aquece ocorrendo a emissão de luz. No caso do LED, a emissão de luz ocorre quando a corrente elétrica percorre a junção de semicondutores internos, tornando a eficiência luminosa superior às lâmpadas convencionais.
Nick Holonyak é considerado o inventor do LED em 1962, e desde então o LED é amplamente utilizado em praticamente todos os dispositivos e equipamentos eletrônicos.
2 – Tipos de LED
Há diversos modelos de LEDs, variando em formato, cor da luz emitida, dimensões e ângulo de emissão. Estes modelos são divididos em LEDs do tipo PTH, SMD, COB e CSP.
OS LEDs PTH (Pin Through Hole) (Pinos através de buracos) utilizam a tecnologia THT (Through Hole Technology) (Tecnologia através de buracos) onde os LEDs possuem terminais que atravessam perfurações feitas na fabricação da placa para serem soldados. Geralmente utilizados em equipamentos eletrônicos mais antigos.
Os LEDs SMD (Surface Mount Devices) (Componentes de Montagem em Superfície), são os que utilizam a tecnologia SMT (Surface Mount Technology) (Tecnologia de Montagem em Superfície), onde os LEDs possuem dimensões menores sendo inseridos sobre a superfície da placa, sem a necessidade de perfurações. Além disso, tornou-se possível a redução das dimensões ocupadas, otimiza-se o processo de produção e possui uma intensidade luminosa superior aos LEDs comuns do tipo PTH. São os LEDs mais utilizados hoje no mercado automotivo, residencial, iluminação pública entre outros setores, inclusive em nossas lanternas.
Os LEDs COB (Chip On Board) (Chip sobre a Placa) possuem diversos chips de LED encapsulados em um único conjunto, onde é posteriormente aplicado um material resinoso, formando uma matriz de LEDs, gerando uma maior distribuição de luz. Geralmente utilizados em refletores de iluminação pública, estádios de futebol e áreas residenciais externas.
Os LEDs CSP (Chip Scale Package) (Encapsulamento do Tamanho do Chip) possuem dimensões muito reduzidas, praticamente igual à dimensão do seu próprio chip. Utilizado nas lanternas de smartphones e faróis de LED.
Temos também algumas variações, como, por exemplo:
LED RGB (Red Green Blue) são os LEDs que possuem três chips internos, e cada um com uma das três cores primárias (Vermelho, Verde e Azul), e podem ser acesas individualmente ou em conjuntos, formando outras cores. Utilizado em fitas para decoração de ambientes.
LED endereçável possuem um código individual, dessa forma podemos controlar qualquer LED em um barramento, utilizando apenas um canal de dados. Utilizado em painéis de publicidade digital.
OLED (Organic Light Emitting Diode) são LEDs orgânicos de dimensões quase microscópicas, utilizados na fabricação de TVs, smartphones e telas flexíveis.
3 – Curiosidades sobre os LEDs
São mais antigos do que você pensa!
Os LEDs já estão com mais de 50 anos de idade, e estavam presentes em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, utilizando LEDs do tipo PTH, porém, esta tecnologia evoluiu muito ao longo do tempo e hoje é utilizado principalmente os LEDs SMD, por este motivo temos tamanha aceitação e versatilidade destes componentes no dia a dia.
Podem ser utilizados para preservar comida!
O primeiro fator é em relação ao aquecimento. Por se tratar de uma fonte de luz eficiente, não há aquecimento a ponto de prejudicar alimentos, e há pesquisas sendo desenvolvidas para utilização de LEDs ao invés de produtos químicos para preservação de alimentos. Pesquisas mostram que os LEDs azuis têm um potencial para deter bactérias, pois, algumas bactérias possuem células sensíveis à luz que ao receber a luz do LED acabam morrendo.
Os LEDs podem ser utilizados para cultivo de plantas!
Os LEDs emitem luzes nas cores que as plantas precisam para realizar a fotossíntese. Há LEDs específicos para o cultivo de plantas em locais fechados como apartamentos, por exemplo, onde não há a incidência dos raios solares.
OS LEDs não são tóxicos!
Na fabricação dos LEDs, não é utilizado metais pesados e em nossas lanternas utilizamos componentes livres destes metais pesados. Além disso, praticamente todos os componentes dos LEDs podem ser reciclados.
OS LEDs podem assumir milhares de cores diferentes!
Desde a sua fabricação, ou combinando cores, os LEDs podem ser utilizados para decoração de ambientes formando as cores desejadas, além disso, não descolore ou envelhece itens de decoração.
4 – Benefícios do LED
Os principais benefícios dos LEDs são:
- Menor consumo de energia
- Maior eficiência
- Possui diferentes ângulos de emissão
- Pode ser utilizado para qualquer tipo de iluminação
- Tem baixo aquecimento
- Operam em baixa tensão
- Maior vida útil
- São sustentáveis
- Permite fácil controle do brilho
E aí, curtiu? Agora que você sabe tudo sobre LED, dá uma olhada em nossas Lâmpadas de LED Super Branco e dê aquela tunada em seu veículo!
4 Comments
Após perder horas pesquisando na internet finalmente
encontrei o que procurava.
Valeu!
Obrigado!
Legal, Marcos! Se tiver qualquer dúvida, ficamos à disposição 😉
Por favor, três perguntas;
01 – Qual tipo de LED as tvs de Led (smart tvs) utilizam? smd ?
02 – Por qual motivo há inúmeros casos no youtube de tvs de led cujos leds TODOS ficam azulados ao mesmo tempo, e cujo conserto é a troca da barra de led por outra e a cor da tv volta a ficar normal;
03 – Como é possível estragarem TODOS os leds das 3 barras ao mesmo tempo?
Muito obrigado por qualquer esclarecimento.
Muito obrigado por pelas suas perguntas! Embora nossa especialidade seja LED automotivo, vamos tentar te ajudar 😉
1 – Depende muito da fabricante. Inclusive, mesmo dentro do fabricante, pode variar de acordo com o modelo. Mas acreditamos que o mais utilizado seja o SMT.
2 – Ao que sabemos, isso acontece mais com televisores da LG. Mas, trata-se de um vício oculto, em razão da má qualidade do barramento de leds da TV, que começa a emitir luz azul ao invés de branca
3 – Essa vou deixar pro fabricante se explicar hehehe.
Abraço!