O que é iluminância
Iluminância
A iluminância é a densidade de luz necessária para realização de uma determinada tarefa visual.
A iluminância é termo que descreve a medição da quantidade de luz que incide sobre uma determinada área ou superfície, ou seja, representa a quantidade de luz que incide sobre esse ponto específico, como uma bancada, por exemplo. É uma luz incidente, que não é visível, sendo assim, a claridade que se espalha pelo ambiente.
É definida como a luz que uma lâmpada irradia, ou seja, o fluxo luminoso [lm] relacionado à superfície sobre a qual ela incide. A iluminância não pode ser vista, mas pode ser medida. Pois, ao acendermos uma lâmpada o que vemos, na verdade, não é a iluminância e sim a diferença na reflexão da luz.
Deste modo, essa grandeza é expressa em lux [lx], que indica a quantidade de lúmens emitida por unidade de área [lm/m²]. Sua medida é em lux e pode ser feita através de um aparelho chamado luxímetro. Para isso, um lux corresponde à iluminância de uma superfície plana de um metro quadrado de área, sobre a qual incide perpendicularmente um fluxo luminoso de um lúmen. O luxímetro é essencial para definir a luz ideal de um ambiente, sendo um equipamento que possibilita efetuar as medições de iluminância não apenas de ambientes com luz artificial, mas também de luz natural.
Através da mensuração da iluminância é possível traçar o diagrama isolux e definir a distância que os faróis conseguem de iluminar para uma determinada quantidade de luz.
O que é luminância?
A luminância, é uma unidade de medida que representa a quantidade de luz refletida em uma superfície e a quantidade de energia luminosa que pode ser percebida pelo olho o.
A luminância também pode ser medida, sua unidade de medida é a candela por metro quadrado (cd/m²), e isso é feito por diferentes aparelhos, como o espectro radiômetro, o medidor de luminância, ou o medidor de croma. Em geral, ela é simulada em software e posteriormente medida, in loco, após a execução do projeto, para comprovação dos resultados. Há normas a serem seguidas e, no caso da iluminação pública, é preciso atender as normas dispostas na NBR 5101.
A iluminação de um ambiente, seja interno ou externo, costuma ser uma grande aliada dos indivíduos no dia a dia e na produtividade profissional. E é justamente por este motivo que se torna relevante conhecer a diferença que existe entre os conceitos de luminância e iluminância, uma vez que são eles que permitem a obtenção e a manutenção de uma iluminação adequada para os diferentes ambientes, seja ele para lazer ou trabalho.
Estes conceitos são amplamente aplicados à iluminação pública, já que, assim como em ambientes internos, é de suma importância uma iluminação adequada em ambientes externos, proporcionando uma sensação de conforto visual no período noturno em todos ambientes, como praças, ruas, calçadões, orlas entre outros.
Você pode adquirir a sua aqui!
Acompanhe o canal no youtube e assista todos os testes de nossos produtos!