O que são lâmpadas H
O que são lâmpadas H
Com a busca de uma melhor iluminação, é comum a substituição das lâmpadas automotivas originais, por lâmpadas com o melhor poder de iluminação e com cor mais agradável para se dirigir na estrada.
Existem muitos tipos de lâmpadas para veículos que variam na tonalidade, na potência, tamanho, entre outros. E cada farol ou milha têm um tipo de lâmpada específico para ele, determinado pelo encaixe. Você com certeza já deve ter visto da H4, H1, H3, vamos esclarecer que H são estes e tentar ajudar com algumas dúvidas comuns abordando sobre as diferenças entre os encaixes de lâmpada automotiva.
No caso de faróis de foco duplo os mais comuns são H7, para faróis de foco simples a H4, e para faróis principais são H1. O catálogo se abre quando abordamos para faróis de milha, porque aí temos as H3 e as lâmpadas cachimbinho: HB4, HB3 entre outras. Os modelos podem variar, recomendamos consultar o manual do carro antes de realizar sua compra.
Quanto a luminosidade da lâmpada, o encaixe não tem a ver com sua tonalidade. Se o farol do seu carro é o encaixe H1 ou H7, o que não vai influenciar na intensidade da luz. O que realmente faz diferença é se a lâmpada é halógena, super branca, xênon ou LED.
Halógenas
Essas lâmpadas produzem a luz pelo aquecimento do filamento de tungstênio e preenchidas pelo gás criptônio (gás dentro do vidro), responsável por melhorar o desempenho luminoso e oferecer maior durabilidade. Na indústria automotiva são usadas majoritariamente nos faróis principais e contam com diferentes formatos como H1, H3, H4, H7 etc.
As lâmpadas halógenas podem ser substituídas – desde que respeitadas os tipos originais do veículo – pela tecnologia LED, pelas halógenas convencionais ou ainda pelas lâmpadas halógenas inovativas. Estas, ampliam os benefícios da iluminação como segurança, estilo e/ou durabilidade, sem implicar na troca de tecnologia.
Xenon
Essa lâmpada, ao contrário da halógena, não tem filamento e gera luz pela descarga de energia que atravessa o gás de xenônio. Presente normalmente em carros de luxo, tem alta eficiência luminosa e alta temperatura de cor. Essa tecnologia, no entanto, só é permitida somente quando vem original de fábrica, ou seja, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de kits de conversão para veículos que não possuem a tecnologia xenon original de fábrica – Resolução 384/2011. De fábrica, a lâmpada de xênon é usada amplamente nos faróis alto, baixo e auxiliares. São ainda conhecidas pelos tipos D1S, D1R, D2S, D2R, D3S, D3R, D4S e D4R.
LED
Conhecida por sua eficiência, as lâmpadas de LED possuem a mesma base das lâmpadas halógenas e são excelentes substitutas para seu automóvel. Essa tecnologia conta com chips de material semicondutor sólido de alta tecnologia no lugar do filamento das lâmpadas convencionais.
Além disso, é importante ressaltar que nem todo carro pode ter seu sistema de iluminação modificado devido a algumas restrições eletrônicas e de encaixe para poucos modelos no mercado. Por isso, antes de sair trocando as lâmpadas, é necessário verificar a compatibilidade e observar se o tipo de LED é o mesmo da lâmpada original do veículo.
De acordo com a legislação de trânsito vigente, a troca da tecnologia deve constar na documentação do veículo, ou seja, o proprietário precisa regulamentar junto aos órgãos oficiais de trânsito que a substituição foi realizada.
As lâmpadas H LED da Innova Lite se caracterizam por cores de temperatura agradáveis, uma luminosidade de alta performance e especialmente pela elevada eficiência energética e longa vida útil. Você pode adquirir a sua lâmpada H aqui!
Acompanhe o canal no youtube e assista todos os testes de nossos produtos!