O que você precisa saber sobre faróis auxiliares LED
O que um farol precisa para atender ao motorista?
Para entendermos o que um farol auxiliar de LED de qualidade precisa para atender as expectativas do motorista, primeiro precisamos entender os tipos de faróis e sua aplicação.
Diferente da lanterna automotiva que é um dispositivo de sinalização, ou seja, usada para ser vista por outros condutores e pedestres e indicar as ações e intenções do motorista, o farol é um dispositivo de iluminação, ou seja, utilizado para iluminar a via.
É importante destacar que para todos os faróis, é necessário que estejam conforme as normas vigentes no país, para o Brasil, a resolução 227 e 667 do CONTRAN e sejam fabricados com materiais de alto padrão, para poderem resistir, por exemplo, a alta temperatura gerada pela lâmpada.
Para cada situação, existe um farol específico e com características que auxiliam na condução do veículo, divididos em 2 classes: Farol principal e Farol auxiliar.
FAROL PRINCIPAL
O farol principal, como o nome diz, é o principal dispositivo luminoso do veículo e está presente em todos os veículos automotivos. Sua presença é obrigatória. É subdividido em FAROL DE LUZ BAIXA e FAROL DE LUZ ALTA.
- Farol de luz baixa
É o farol mais utilizado por todos os motoristas, sua função é iluminar a via à frente do veículo, sem causar ofuscamento ou desconforto aos motoristas que se aproximam em sentido contrário e nem a outros usuários da via. Para este tipo de farol é importante existir uma linha de corte adequada para iluminar o caminho sem ofuscar os carros próximos com valores de intensidade luminosa controlados e bem dimensionados.
- Farol de luz alto:
É o farol utilizado para iluminar a via a uma longa distância à frente do veículo. Pode ser utilizado apenas quando não há a presença de outros veículos a sua frente, pois, pode gerar grande ofuscamento. Deve ser construído de forma a focar o feixe de luz para a frente e com os valores de intensidade luminosa bem controlados e bem dimensionados.
FAROL AUXILIAR
O farol auxiliar, tem como função auxiliar o farol principal na iluminação da via ou sinalização para outros usuários. É subdividido em FAROL DE RODAGEM DIURNA (DRL), FAROL DE LONGO ALCANCE (MILHA), FAROL DE NEBLINA e FAROL DE TRABALHO.
- Farol de Rodagem Diurna ou DRL
Seu objetivo não é iluminar a via, mas tornar o veículo visível para outros condutores.
- Farol de Longo Alcance ou Farol de Milha
É o farol destinado a auxiliar o farol de luz alta a iluminar uma longa distância a frente do veículo. Ele funciona de forma similar ao farol alto, porém, geralmente possui alcança maiores distâncias.
- Farol de Neblina
É o farol utilizado para melhorar a iluminação da via em caso de neblina, nevasca, tempestade ou nuvem de poeira. Seu faixo de luz é mais aberto do que o de milha, deve possuir uma linha de corte muito bem definida para não ofuscar os outros condutores, sendo recomendada a utilização de uma lâmpada com uma cor mais amarelada, como as lâmpadas halógenas.
- Farol de Trabalho ou Off-Road
Tem a função de iluminar ao redor do veículo e facilitar a visualização durante trabalhos noturnos ou em locais fechados. Também é utilizado por veículos off-road em trilhas. Este tipo de farol, não segue nenhuma normativa, ou seja, não possui uma norma específica, neste caso, a característica do feixe de luz e o consumo de energia são as mais importantes. Quanto ao feixe de luz, ele pode ser:
- SPOT, ilumina uma longa distância, porém com uma abertura muito pequena.
- FLOOD: possui uma abertura grande, porém ilumina uma baixa distância.
- COMBINADO: é uma junção do tipo SPOT com o tipo FLOOD
E ainda temos os faróis de trabalho para pulverizadores, que possuem uma cor de luz azul, para ajudar na visualização do líquido utilizado.
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