Quais são as diferenças entre faróis de neblina e DRLs?
Carros modernos têm muitos faróis. Embora antes fosse comum que os veículos fossem equipados apenas com faróis e lanternas traseiras, os carros de hoje têm uma variedade de luzes. Todos são destinados a diferentes propósitos e servem a importantes funções de segurança. Mas, para o motorista, pode ser difícil saber exatamente o que cada luz faz. Neste artigo, vamos dar uma olhada em dois tipos de faróis que os motoristas muitas vezes confundem – faróis de neblina e faróis diurnos (DRLs).
Faróis de neblina
Os faróis de neblina são projetados para ajudar você a dirigir em uma condição climática desfavorável, incluindo neblina espessa. Os motoristas normalmente usam seus faróis regulares em tempo chuvoso. No entanto, os faróis principais ou os faróis de luz alta podem realmente tornar mais difícil ver quando as condições estão nebulosas.
Isso se deve à forma como a luz é angulada e ao brilho dos faróis. Seus faróis tendem a refletir fora de qualquer umidade no ar. Em uma névoa espessa, isso pode tornar quase impossível ver a estrada à frente.
Os faróis de neblina, por outro lado, cortam a neblina sem causar brilho. Os veículos de hoje têm dois conjuntos de faróis de neblina. Um está localizado na frente do veículo, e outro na traseira. Essas luzes agem como faróis e luzes traseiras quando as condições são muito nebulosas para faróis comuns.
A única vez que é necessário ou aconselhável usar faróis de neblina é quando há muita neblina, ou umidade no ar para permitir o uso de faróis regulares. Em condições claras, os faróis de neblina podem cegar outros motoristas e distraí-los.
Faróis Diurnos (DRLs)
Faróis Diurnos (DRLs – Daytime Running Lights) são uma invenção moderna. Essas luzes não são encontradas em todos os veículos, mas estão aumentando em popularidade. Veículos de luxo, em particular, geralmente vêm equipados com luzes diurnas.
Ao contrário dos faróis de neblina, os DRLs não devem ser usados como substituto dos faróis. Embora eles também estejam tipicamente localizados na frente e atrás do seu carro, eles são muito fracos para iluminar suficientemente a estrada à frente. Se você ligasse suas luzes diurnas à noite, as chances são de que você só conseguiria ver alguns metros à sua frente.
Luzes diurnas são feitas para serem usadas, como o nome indica, durante o dia. Em vez de ajudá-lo a ver obstáculos na estrada, os DRLs ajudam outros motoristas a localizá-lo. Eles tornam seu veículo mais facilmente visível sem a necessidade de deixar seus faróis ligados o tempo todo.
Como eles não estão acostumados a iluminar a estrada, muitos veículos usam Lâmpadas de LED como luzes diurnas. Os LEDs são brilhantes e duradouros, e dão-lhe aquele visual elegante e moderno para combinar com veículos de luxo.
Embora os faróis de neblina sejam um recurso de segurança necessário, os DRLs são opcionais. Eles podem melhorar a segurança e evitar acidentes, mas muitos motoristas ou não têm, ou não usam luzes de corrida diurna.
Se você quer DRLs, mas seu veículo ainda não os tem, você pode comprá-los e instalá-los você mesmo. Este simples upgrade não só aumentam a sua segurança, mas também podem melhorar o estilo do seu veículo.