Tipos de Lâmpadas existentes
Há uma variedade enorme de diferentes lâmpadas no mercado para escolher hoje em dia, com preços que variam de poucos reais a até mais de 50 reais. Então aqui consideramos se é melhor ir para os produtos mais recentes, extra brilhantes, mais duradouras ou lâmpadas com uma saída de luz mais branca, ou se você deve simplesmente comprar as mais baratas que você pode encontrar.
Existem três tipos diferentes de lâmpadas automotivas: halogênio (baseada na tecnologia que existe há décadas), xênon (que usa tecnologia mais nova para criar luz mais duradoura e brilhante) e LED, o mais novo e eficiente tipo de luz automotiva.
O design do veículo geralmente dita quais tipos são usadas. Veículos menores e mais acessíveis são mais propensos a ter lâmpadas halógenas, enquanto aqueles com estilo mais esportivo serão projetados para ter unidades de faróis mais estreitas, sendo provável que eles usem lâmpadas de xenônio.
Embora as lâmpadas LED mais recentes sejam amplamente utilizadas para luzes diurnas em veículos novos, como faróis, eles ainda são principalmente reservados para modelos de luxo e esportivos, porque eles são os mais caros de produzir.
Lâmpadas halógenas
Embora a tecnologia básica por trás das lâmpadas halógenas exista há mais de meio século, elas ainda são amplamente utilizadas, porque são as mais baratas para produzir e substituir.
Lâmpadas halógenas usam um filamento de tungstênio, semelhante ao de uma lâmpada doméstica, mas são preenchidas com gás halógeno, que ajuda o filamento a brilhar mais e durar mais tempo. O H4 é uma lâmpada de faróis de filamento duplo que é normalmente usada em veículos pequenos. As lâmpadas H17 e H18 são lâmpadas halógenas menores e mais poderosas, enquanto as lâmpadas H8, H9 e H11 são lâmpadas autovedantes que não têm que se sentar dentro de uma unidade impermeável, por isso, são frequentemente usadas como faróis de neblina.
Expectativa de vida útil: 2000 horas
Lâmpadas de descarga de xenônio (Xênon) ou de alta intensidade (HID)
Lâmpadas de Xênon, também conhecidas como lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID), têm um arco em vez de um filamento entre seus dois eletrodos. Por lei, ele tem que estar trabalhando com 80% da capacidade dentro de quatro segundos após ser ligado, por isso, precisa de uma partida de alta tensão para inflamar o gás e uma unidade de controle para manter a lâmpada acesa. Embora o xenônio seja o gás usado para iniciar o arco, são os sais de metal que o mantêm aceso.
Até recentemente, a maioria dos veículos com luzes de xenônio também precisava de arruelas de faróis e um mecanismo de auto nivelamento para manter os feixes de luz projetados para baixo, não importa o quão fortemente carregado o veículo é. Isso os torna mais caros para produzir – a principal razão pela qual muitas montadoras ficaram com halogênio por tanto tempo.
No entanto, os fabricantes agora conseguiram produzir lâmpadas de xenônio com uma saída de luz mais baixa e não precisam de um sistema de auto nivelamento ou arruelas de lente, tornando-os cerca de metade do custo. Então agora estamos vendo-os oferecidos em um número crescente de veículos menores e níveis de acabamento mais baratos.
Embora os xenônios geralmente durem muito mais do que as halógenas, sua saída de luz pode diminuir com o tempo, então eventualmente eles não emitirão luz suficiente para serem seguros para uso noturno. Alguns fabricantes recomendam, portanto, a substituição de do Xênon a cada três anos.
Expectativa de vida útil: 10.000 horas
Lâmpadas LED
As luzes LED estão agora substituindo xenônios em veículos novos, porque são mais eficientes em termos de energia, duram mais tempo e permitem que as montadoras criem formas de luz exclusivas.
Em lâmpadas de LED, a eletricidade é passada através de um ou mais diodos emissores de luz em vez de um filamento, ou arco. A luz produzida é semelhante em brilho ao de uma lâmpada de xenônio, mas não produzem calor excessivo, por isso, são mais eficientes e, portanto, mais baratas de funcionar.
E é aqui que a Innova Lite entra! Nós desenvolvemos uma tecnologia chamada TungSim.
A TungSim traz a lâmpada de LED o mais próximo possível para as de filamento. As lâmpadas TungSim possuem LEDs com mais fósforo por dentro, deixando então o tom da luz idêntico ao da luz de filamento. Simulando, inclusive, a intensidade de luz, distribuição e cor de luz iguais à lâmpada de tungstênio.
Veja aqui as características da TungSim.
Expectativa de vida útil: 30.000 horas
1 Comment
Aqui é o Felipe Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.